segunda-feira, março 21, 2011

Meu lugar favorito em São Paulo


Enquanto os paulistanos lamentavam o fechamento do Cine Belas Artes, um dos últimos representantes dos autênticos cinemas de rua de São Paulo, eu aproveitava o tempo no meu lugar favorito na minha cidade: o Cine Segall.

Escondido em uma rua tranquila da Zona Sul, o cinema pertence ao museu de mesmo nome. A chegada é sempre agradável. Rua de paralelepípedos, vagas na rua, com sobradinhos modernistas tombados em frente, e uma entrada tão discreta que pode passar a impressão de se estar entrando no lugar errado em uma primeira visita.

A sala é pequena, a qualidade de som ruim, porém o repertório de filmes é muito bom. Assisti a Biutiful, um maravilhoso soco no estômago, que não decepciona aos entusiastas do diretor mexicano Alejandro González Iñárritu.

As sessões são vazias (sexta, às 19h, havia apenas 4 pessoas na sala), mas a sensação é de preenchimento. É como ir ao cinema no quintal de casa.


Uma pequena cafeteria dá um charme a mais ao lugar, enquanto eu torço para que ele continue assim, quase esquecido, discreto, longo das polêmicas e das ameaças de fechamento.


Uma matéria publicada no jornal Ipiranga News e exposta no mural do museu garante que o Cine Segall não corre risco de fechamento. Isto porque ele é favorecido por pertencer ao Museu.

Assim seja.

Um comentário:

Kelli Machado disse...

Aqui em Lisboa, o cinema é mais barato - portanto, mais acessível - e ainda tem muitas salas nos moldes antigos, com no máximo 30 lugares. Tbém há as redes equivalente ao Cinemark, mas eu prefiro ir aos cinemas de rua. Dá uma sensação de "sala particular" :)