quinta-feira, março 08, 2007

Farsas solitárias

Eu queria escrever um texto sobre o Dia Internacional da Mulher. E não ia ser um texto sobre a mudança do papel da mulher na sociedade, nem sobre o fato de ganharmos menos do que os homens, e eu também não falaria sobre o tão importante tema da violência contra a mulher.

Porque estes fatos, e estes dados, me soam tão distantes que mal posso opinar. Porque eu fui criada por duas mulheres 40 anos mais velhas do que eu, que sempre trabalharam. Porque meu pai morreu quando eu tinha 5 anos e mal deixou lembranças. Porque eu tenho um irmão sete anos mais velho que hoje, quando telefono prá ele em plena terça-feira à tarde, está em casa dando frutinha para seu filho, pois sua mulher está fora, trabalhando e estudando.

E foi um choque para mim sair no mundo, e descobri que as mulheres que acreditam que devam servir e agradar o homem não são lenda. Assim como não o são aquelas que querem ter um emprego só para se ocupar, mas que acham que as contas da casa são obrigação dele.

Eu queria escrever um texto sobre o ser-humano que somos, que nasce e tem que decidir prá onde vai e o que vai fazer, e pode ir ou ficar independentemente de ser homem ou mulher. E pode ser delicado ou grosseiro, e ter um amante do sexo oposto ou não, e pode tantas outras coisas.
Mas quando eu me vi atrasada para o trabalho (de novo), e tão distante de tudo que a minha suposta ausência de limitação me prometeu, e quando bati o pneu na guia e vi aquela calota rodar prá tão longe, eu esqueci sobre o que ia escrever e pensei: “Que bom que eu não estou sozinha”.

4 comentários:

Anônimo disse...

Vc perdeu a calota? rs
Tadinha...
Sozinha vc não esta mesmo lindona..
E sim vc escreveu um texto lindo para esse dia, sobre um exemplo de mulher moderna...
VC!!!
Bjones e parabens, não por esse dia mas sim por ser vc.

Anônimo disse...

bem, na minha opinião... mulher é um ser que não existe, pois a tal da mulher é uma construção masculina e que sempre serve de referência para o ser humano, ou os seres humanos que são factualmente os homens... é uma balela esta de que mulher é um ser independente, ou que pretende ser, afinal, ela nem existe... e acho q nem nunca vai existir!!! Chega a ser irritante!!!
beijo, beijo Bel

Kelli Machado disse...

Eu adorei esse texto. Sei lá pq o blogspot não me deixou comentar antes.
Bjinhos!

Lena Dib disse...

Lindo texto. Eu tb cresci num mundo parecido com o seu, rodeada de mulheres parrudas. Achei legal a história do seu irmão, criado por mulheres, deve ter se tornado um homem mais sensível.