terça-feira, janeiro 31, 2012

As lições que eles nos oferecem

Não costumo escrever posts comentando notícias ou fatos concretos, mas achei que este valia uma exceção. 
Há poucos dias comentava com umas amigas que, se eu soubesse aos 20 anos um pouco do que sei hoje, teria sofrido muito menos nesta vida. E que, quando finalmente aprendemos alguma coisa, não temos mais tempo ou oportunidade de aproveitar.
No dia seguinte me deparei com o Legacy Project, que enxerguei como um presente. Tudo o que eu demoraria anos para aprender embrulhado em forma de depoimentos e vídeos. O projeto reúne entrevistas com pessoas na casa dos 70 anos, que responderam à pergunta: “Quais as lições mais importantes que você aprendeu ao longo de sua vida?”
E como presente não se recusa, olhei atentamente para os principais conhecimentos compartilhados por estas pessoas tão experientes, e espero poder aproveitá-los de agora em diante. Alguns deles estão abaixo:

Sobre a durabilidade das relações amorosas
: "Muitas pessoas jovens hoje desistem muito cedo, muito rapidamente".
Sobre a vida profissional: "Se você estiver empacado em um emprego que não te agrada, tente fazer o melhor disto até que você possa mudar".
Sobre o envelhecimento: "Cada década, cada idade, tem oportunidades que não existiam em outras épocas".
Sobre arrependendimentos: "Seja sempre honesto", é o conselho dos mais velhos para evitar remorsos.
Sobre a felicidade: Ser feliz é uma escolha, e a vida é muito curta para ser desperdiçada com pessimismo, tédio e desilusão.
O vídeo abaixo é extremamente simples, mas acho que resume bem tudo o que é dito acima.
"Why can't whe just like each other"?

Nenhum comentário: