quinta-feira, abril 05, 2012

Sobre a renovação dos sonhos

Daí um dia você percebe que cresceu. Bem, na verdade faz tempo que você cresceu. Digamos então que, um dia, você se lembra de ter crescido. Isto acontece vez ou outra e te faz pensar no que “crescer” significa.
Crescer significa ver que alguns dos seus sonhos foram realizados. E você pode, finalmente, ter novos sonhos. Crescer é ganhar o direito de escolher novos sonhos. Talvez esta seja uma das grandes responsabilidades da vida adulta. Escolher sonhos é algo muito importante.
Mas, se eu pude escolher meus sonhos aos 7, 12, 16 anos, porque não poderia escolher aos 30?
Poder, a gente pode. Mas antes tínhamos o benefício da ignorância. Sonhos eram apenas sonhos, desejos, vontades vindas não se sabe de onde e movidas por pura inspiração e aspiração, sem o objetivo de serem alcançados.
Aos 7 anos sonhos não são metas.
Aos 30 eles compõem sua lista de “to do’s”, de atividades diárias. O ítem “escrever um livro” está anotado logo abaixo do ítem “declarar imposto de renda” ou “pendurar quadros na parede”. Na verdade, você pode se considerar feliz se ao menos ainda tiver ítens como “escrever um livro” em sua lista de “to do’s”.
Talvez você já tenha removido todos os sonhos da sua lista e deixado que ela se transformasse em uma grande lista de atividades burocráticas. Talvez você se dê por feliz simplesmente por conseguir cumprir com boa parte destas atividades burocráticas.
Você fica feliz comendo um chocolate importado que só agora passou a ser vendido no Brasil depois do almoço, tomando um solzinho gostoso na rua em frente à empresa em que trabalha. Mas logo passa a se sentir mal por ter virado uma pessoa que trabalha em uma empresa, e que compra docinhos na venda da esquina, exatamente como tantas outras fazem na hora do almoço. Você se tornou igual a tantas outras pessoas. Logo você, que queria tanto ser diferente.
Daí você se questiona se os sonhos sonhados até então foram os corretos. Se as escolhas feitas por você antes de ter crescido foram as escolhas corretas. Você certamente vai achar que não, que parte delas foi incorreta e você sentirá vontade de voltar no tempo e fazer escolhas diferentes. Mas então você vai pensar que só sabe que estas escolhas não foram corretas porque chegou aqui, no seu futuro, e só agora, podendo olhar para trás, pode fazer uma avaliação correta sobre decisões tomadas tão precocemente.
E você decide, então, parar de escolher seus sonhos. Você decide tentar fechar os olhos e simplesmente querer algo, como fazia aos 7 anos, sem porquê nem lógica.
Pois de metas nossa vida “adulta” já está cheia. O que precisamos é de sonhos.
O que precisamos é da capacidade de sonhar.
E de renovar nossos sonhos sempre que necessário. Ou sempre que tivermos vontade.
Feliz Páscoa.

Um comentário:

Milena disse...

Que texto bonito. Que sensações bonitas. Acho q não sonho faz tempo. E passei a achar normal ser igual a todas as outras pessoas.