sexta-feira, novembro 10, 2006

Metrópole

A gente tende a pensar, a ouvir e a dizer, que o que falta no mundo de hoje é confiança. Vários fatores, como a violência e a ambição, fazem a gente ter medo do outro, desconfiar. Parece que as pessoas andam com o pé atrás, com medo de se mostrar, de ser sinceras sobre quem são e sobre o que sentem, sobre o que pensam e o que pretendem.

Esta insegurança faz a gente ficar mais fechado, mais falso e mais superficial também. Porque quando não dá para falar a verdade, e quando a gente não gosta de mentir, acaba falando de futilidades. Acaba colocando coisas menos importantes na pauta da conversa para evitar se abrir e contar coisas que não sabemos de que forma serão utilizadas.

A banalização de tudo banalizou a confiança também, e os conceitos de amizade, de coleguismo e parceria vão se diluindo. A sua vida é banal para o seu amigo, e a vitória do outro é banal para você.


Valorizar quem está ao seu lado virou um ato de submissão quando o que se precisa é mostrar como se é melhor, mais importante e mais sofredor. Sofrer virou motivo de orgulho e eu já não entendo mais nada.

Nenhum comentário: