terça-feira, novembro 14, 2006

Saber e entender

Na escola, ouvimos repetidas vezes que precisamos “entender” a matéria, ao invés de decorar. E, quando alunos esforçados, passamos dias sobre páginas de história e geografia e exercícios de matemática. Inocentes, acreditamos entendê-las.

Inexperientes, não percebemos que estamos exercitando o acumulo de conhecimento como exercitamos o acumulo de bens materiais e dinheiro. E crescemos acreditando que aprendemos algo.

Um dia parece que tudo começa a fazer um pouco mais de sentido. E, pela primeira vez, notamos que o conhecimento adquirido não é o mesmo que aquele que pode ser compreendido.

É como se não tivéssemos visto nenhum filme até hoje. Como recém alfabetizados, lemos as revistas pela primeira vez.

Ler o mesmo livro duas vezes nunca é uma repetição.

O livro ainda é o mesmo. Mas nós já não somos mais.


Pensar o mesmo texto duas vezes é impossível. Aquela que era pela manhã já não o é mais às 12h25.

Nenhum comentário: